Infraestrutura
Laboratórios de Ensino e Pesquisa
O Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica é o responsável pela manutenção dos laboratórios específicos do curso de Engenharia Mecânica os quais estão localizados no Laboratórios de Engenharia (LABENGE), edifício inaugurado em 20 de Abril de 2018, com aproximadamente 4000 m2 . O espaço físico é adequado ao desenvolvimento de trabalhos de ensino de graduação, de pesquisa, execução de projetos, funcionando em amplas instalações, constituindo ótimo ambiente de trabalho.
Os Laboratórios do Curso de Engenharia Mecânica da UFV são:
Manufatura em Engenharia assistida por computador (CAM) – Coordenador: Carlos Augusto dos Santos
O LabCam (Laboratório de Manufatura e Engenharia Assistida por Computador) tem por objetivo dar suporte ao curso em relação à manufatura realizada via computador e às simulações por métodos numéricos dos fenômenos presentes nas diversas áreas da engenharia mecânica. Em termos de docência, aulas de manufatura assistida para a área de usinagem e de simulações de processos de conformação mecânica são ministradas. O laboratório também é utilizado por alunos das diferentes áreas do curso, no desenvolvimento dos respectivos trabalhos de conclusão de curso.No que tange à pesquisa, alunos de iniciação científica utilizam os softwares do laboratório para realizarem simulações distintas, a saber: processos de conformação mecânica, transferência de calor, usinagem, escoamento de fluídos, análises estruturais ou dinâmicas. Atualmente, o laboratório é equipado com cinco computadores desktop e um notebook. Dentre os softwares presentes nesses computadores encontram-se o Catia, o SolidWorks, Ansys, SACM, SALF, SARQ.
Sistemas Térmicos (LST) – Coordenador: Júlio César Costa Campos
Este laboratório tem como principal função atender as atividades de aulas práticas das disciplinas da área térmica, tais como, MEC 430 – Máquinas Térmicas e MEC 231 – Termodinâmica para Engenharia mecânica. Possui uma bancada didática de trocador de calor, uma bancada didática de convecção natural e radiação, e um túnel de vento didático.
Engenharia de modelagem, otimização e simulação (EMS) – Coordenador: Álvaro M. Bigonha Tibiriçá
Este laboratório atende as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II (MEC 497/MEC 499), MEC 374 – Modelagem e Controle de Sistemas, MEC 375 – Práticas de Instrumentação, MEC 435- Ar Condicionado e Refrigeração, MEC 436 – Projeto de Sistemas de Ar Condicionado. Fluxo contínuo de estudantes para o desenvolvimento dos trabalhos de TCC relacionados a área de atuação do laboratório durante o ano todo.
Fluido-mecânicos (LFM) – Coordenador: Henrique Márcio Pereira Rosa
Tem como principal função atender às disciplinas de Laboratório de Fluidos (MEC 241), Sistemas Fluidomecânicos (MEC 242) e Sistemas de controle hidráulico e pneumático (MEC 341). Os principais equipamentos que compõe esse laboratório são: 01 Bancada para ensaio de propriedades dos fluidos e hidrostática; 01 Bancada para ensaio de bomba centrífuga; 01 bancada de ensaio de jato livre; 01 bancada para ensaio de pneumática; 01 bancada de ensaio de óleo-hidráulica; 01 bomba de 1CV; 01 bomba de 0,5CV; 01 reservatório de 150L; 01 reservatório de 35L; Tubulações e válvulas; Uma bancada didática de instrumentos de medição em fluidos, uma bancada didática de mecânica dos fluidos, uma bancada didática de perda de carga, um bancada didática de sistemas de bombeamento.
Manufatura (MAN) – Coordenadora: Eliene Oliveira Lucas
Tem como principal função atender à disciplina MEC 425 – Operação e programação do centro de usinagem . Possui um Centro de usinagem Romi D 800, microscópio de ferramentaria Mitutoyo com software de aquisição de imagens, rugosímetro Taylor Robson com software para análise e tratamento dos dados de rugosidade, mesa de desempeno em granito, morsa hidráulica e kits de fixação de peças
Metalurgia e soldagem (MES) – Coordenador: Charles Luís da Silva
Tem como principal função atender às disciplinas, Introdução a Ciências dos Materiais (MEC110) e Materiais de Construção Mecânica (MEC211) ambas da área de materiais e processos de fabricação. Além disso, atende às disciplinas MEC 324 – Processos de Fabricação por Soldagem. Compõem os equipamentos disponíveis nesse laboratório um microscópio óptico para análises metalográficas com ampliação de até mil vezes, uma cortadora de amostras, um forno para tratamentos térmicos, duas prensas embutidoras de amostras, três lixadeiras manuais, duas lixadeiras politrizes automáticas, dois aparelhos de limpeza de amostras por ultrassom, um durômetro que permite medições na escala Rockwell C e B e também na escala Brinell. Além desses, constam também uma fonte de soldagem multiprocessos de corrente contínua e alternada, que possibilita a soldagem com os seguintes processos: Eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG e Plasma; uma fonte de soldagem multiprocessos de corrente contínua microprocessada que possibilita a soldagem com os seguintes processos: Eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG e Plasma); um sistema computadorizado de aquisição de dados em tempo real; e um braço robótico com movimentação em dois eixos para soldem mecanizada.
Metrologia (LMT) – Coordenador: Alexandre Martins Reis
A principal função deste laboratório é atender as aulas práticas da disciplina Metrologia (MEC 220), mas é utilizado também como apoio às aulas praticas de outras disciplinas do curso tais como, Projeto de Máquinas I (MEC 290), Projeto de Máquinas II (MEC 292), Projeto de Engenharia Mecânica (MEC 495) e Processos de Fabricação por Usinagem (MEC 325). Dentre os principais equipamentos deste laboratório estão um projetor de Perfil, um rugosímetro, uma mesa desempeno de granito, paquímetros digitais e analógicos, micrômetros digitais e analógicos, relógios comparadores, um conjunto de blocos padrão, escalas, goniômetros entre outros instrumentos de medidas.
Projetos de máquinas (PMA) – Coordenadores: Geice Paula Villibor e Joseph Kalil Khoury Junior
Tem como principal função atender às disciplinas, Elementos de Máquinas I e II (MEC 351 e MEC 352). Possui uma bancada de elementos de máquinas, uma coleção de elementos de máquinas diversos para demonstração em sala de aula. Ainda contém uma gama de sensores e transdutores (células de carga, medidores de torque, contadores de pulso, LVDT’s, medidores de pressão, tacômetro ótico), sistema de aquisição de dados para utilização em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Conta ainda com mesas e cadeiras suficiente para 40 estudantes.
Projetos e prototipagem (PEP) – Coordenador: Ricardo Capúcio de Resende
Composto por uma impressora 3D, uma estufa. Atende atividades de projetos das disciplinas de MEC 192 – 44 Introdução ao projeto de engenharia mecânica, MEC 293 – Projeto preliminar e detalhado de Máquinas.
Usinagem (USI) – Coordenador: Paulo Cezar Büchner
Como parte da manufatura, o laboratório de Usinagem – USI destina-se ao desenvolvimento e apoio das atividades de ensino pesquisa e xtensão do curso de Engenharia Mecânica. As etapas do processo de fabricação contempladas neste laboratório são ajustagem, furação, corte, torneamento, fresamento, retífica cilíndrica e retífica plana. Além das atividades de ensino, cujo objetivo é apresentar em detalhes os processos de usinagem convencional e servir de apoio para os demais laboratórios do curso de engenharia mecânica na construção dos diversos projetos.
Vibrações e acústica (LVA) – Coordenador: Paulo Cezar Büchner
O Laboratório de Vibrações e Acústica é destinado ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da dinâmica, onde os efeitos dos fenômenos vibratórios e acústicos sobre as estruturas mecânicas são estudados. Este laboratório conta com uma infraestrutura composta por sistemas de aquisição e análise de sinais, sensores de vibrações e acústica (piezoelétricos e MEMs), sensores de deformação (straingages), instrumentação para análise modal e balanceamento dinâmico. Tal infraestrutura está em constante ampliação devida ao desenvolvimento de projetos de bancadas didáticas e experimentos envolvendo o estudo do comportamento dinâmico das estruturas mecânicas e o controle de vibrações e ruídos. Assim, o LVA, em face de suas características, está apto a desenvolver análises experimentais para validação de modelos dinâmicos e pesquisas em vibrações e acústica.