Apresentação do Curso
O curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Viçosa foi criado em 2006 com base no estudo de viabilidade, iniciando suas atividades em 2007.
O Curso de Engenharia Mecânica, pertencente ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCE, teve a autorização para o início de suas atividades concedida na reunião do dia 12 de julho de 2006, Ata n° 429/2006 – CEPE. Em seu primeiro vestibular, realizado em 2007, foram oferecidas 40 vagas. Este número de vagas continua sendo oferecido anualmente, com a admissão dos novos alunos no início de cada ano letivo.
Em dezembro de 2011, houve a colação de grau da primeira turma e, atualmente, o curso possui 236 alunos regularmente matriculados. Dentre as disciplinas que compõem o currículo deste curso, algumas são ofertadas pelos diversos departamentos do Centro de Ciências Exatas (CCE) e grande parte pelo Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica – DEP, instalado no Campus UFV.
Desde sua criação em 2007, o curso de Engenharia Mecânica já diplomou mais de 150 profissionais e tem sido avaliado continuamente como um dos melhores do país, com nota máxima no MEC, ENADE e outros indicadores de qualidade. A última renovação de reconhecimento do curso aconteceu em 2015 (Portaria do MEC N° 1097 de 24/12/2015).
O Curso de Engenharia Mecânica da UFV visa propiciar ao estudante a incorporação de um conjunto de experiências de aprendizado que possibilitem a formação de um profissional com perfil generalista, crítico e reflexivo, consciente do seu papel na sociedade, que seja capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento local, regional e nacional na área de engenharia mecânica, e capaz de tornar-se agente ativo no desenvolvimento social e tecnológico, agindo dentro dos preceitos da ética profissional.
Em 20 de abril de 2018 foi inaugurado o Laboratórios de Engenharia – LABENGE no qual atualmente se encontram os laboratórios do curso de Engenharia Mecânica, composto ainda por salas de aula, área de convivência e gabinetes dos professores do curso.